Criar uma Loja Virtual Grátis
Santo Amaro
Santo Amaro

Santo sem capela em Ameixêde- Eja, Penafiel

 

 

   No lugar de Ameixêde, freguesia de Eja, concelho de Penafiel, existe um Santo sem capela. Santo Amaro, santo venerado nesta freguesia cujo culto remonta a épocas ancestrais.

   A história desde santo, discípulo de São Bento, remonta ao século XVIII. Segundo reza a lenda no lugar que é hoje conhecido por Monte de Santo Amaro terá existido uma capela designada de Ermida de Santo Amaro, datada de 1755. Com o decorrer dos anos o edifício foi-se degradando, mas a fé dos locais não esmoreceu e o culto ao santo manteve-se até à actualidade.

   Mais recentemente, em 1999, foi criada uma comissão cujo lema passa por defender o culto do Santo e recuperar a capela. Depois de um longo processo de negociações com a proprietária do terreno, a dita comissão consegui concretizar o sonho de edificar naquele local a eremita. Ao mesmo tempo foi criada a Associação de Santo Amaro para o Desenvolvimento da Freguesia de Eja, instituição liderada por Joaquim Coelho, que viria a adquirir o terreno e a efectuar a respectiva escritura do mesmo.

   É neste ambiente que a 15 de Janeiro, e cumprindo a tradição, o santo volta a percorrer o lugar de Ameixêde, num movimento que conta com a participação de todos os habitantes do lugar e que é vivido em plena espiritualidade. Celebrada a 15 de Janeiro, a romaria de Santo Amaro continua a ser uma referência para a maioria dos crentes do lugar e um local respeitado por muitos outros que conhecem a história deste santo milagreiro.